Tertúlia – “Como podem os pais contribuir para o sucesso da leitura e da escrita dos seus filhos?”

Caros companheiros do MAP maiato,

Todos os anos, em Portugal, demasiadas crianças continuam a experimentar sérias dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita, incorrendo em insucesso escolar precoce cujos efeitos se fazem sentir ao longo de todo o percurso escolar, culminando, amiúde, em situações de abandono escolar precoce.

Há, atualmente, um entendimento quer por parte da comunidade científica quer por parte da comunidade educativa, e até do publico em geral, sobre os fatores que potenciam o sucesso das crianças na aprendizagem da leitura e da escrita. Sabe-se que a aquisição da linguagem escrita começa muito antes do ensino formal e que as oportunidades informais que as crianças têm para observar e explorar a leitura e a escrita favorecem o desenvolvimento de competências de literacia emergente cuja presença, por sua vez, influencia o processo de aprendizagem da leitura e da escrita. A família é o contexto, por excelência, em que a criança pode desenvolver precocemente estas competências potenciando, ao mesmo tempo, as aprendizagens que a criança realiza em contexto pré-escolar.

No entanto, a falta de recursos e condições nos contextos familiares pode dificultar a aprendizagem ou motivação dos alunos, mas também é verdade que o apoio prestado pelos seus encarregados de educação e a forma como estes valorizam ou percecionam a escola tem uma grande influência.

Embora a solução possa ser aparentemente simples, a criação de uma relação escola-família equilibrada é muito complexa.

Porque esta tem que ser uma preocupação fundamental do MAP e em particular do MAP maiato, entendeu a Fapemaia (com o apoio da CONFAP e da CMM) organizar a tertúlia “Como podem os pais contribuir para o sucesso da leitura e da escrita dos seus filhos?”, convidando um especialista na matéria, o professor Miguel Borges da fundação Aga Khan, que terá lugar no próximo dia 12 de novembro, no auditório da Escola Secundária do Castêlo da Maia, às 21h.Uma tertúlia aberta a todos: associações de pais, pais, professores.

Porque se trata de um assunto de interesse nacional, será um evento que ocorrerá em regime misto: presencial e online, de forma a podermos atender a todos que queiram estar presentes.

Pretendemos conversar sobre a forma como esta relação pode ser potenciada para que as crianças possam aprender com sucesso e sobretudo num ambiente feliz e positivo é o motivo pelo qual estamos aqui esta noite.

Porque a sala presencial e a sala virtual têm limitação de presenças, pedimos a inscrição no link abaixo, sendo um evento gratuito.

LINK PARA INSCRIÇÃO

O CE da FAPEMAIA

image.png