Educação Emocional para Crianças

Divulgamos informação da CONFAP.

Pela importância do tema e com intuito de ajudar a prevenir e a minimizar futuros danos provocados por toda a situação pandémica que temos vivido, sobretudo, junto das crianças que são, sem dúvida, uma das faixas da população que mais precisa de um cuidado redobrado no que diz respeito à gestão emocional, divulgamos o e-mail abaixo.

EDUCAÇÃO EMOCIONAL PARA CRIANÇAS

A inteligência emocional é a capacidade de identificar e de lidar com os sentimentos que experimentamos ao longo da vida, bem como a capacidade de identificar as emoções daqueles que nos estão perto. Nestas aulas para crianças pretende-se criar um espaço de confiança para, através de uma fórmula lúdica, criativa e divertida, promover o desenvolvimento de estratégias que conduzam à comunicação consciente, auto-regulação das emoções, pensamento criativo e resolução de problemas. 

Ao invés de serem suprimidas ou ignoradas, e de criarem profundos desequilíbrios na criança que, em muitos casos os acompanham durante a vida, “aprender” a comunicar as emoções e sentimentos – da alegria, à tristeza, ao medo e ansiedade– acolhendo-os, sem os rotular como “bons ou maus” é o primeiro passo para a sua resolução e para uma vida mais feliz e plena. 

De que modo?
Através de contos e jogos terapêuticos para pensar e sentir, técnicas usadas em meditação, exercícios de role-play, dança, ioga e técnicas de expressão corporal.
 

Sobre a formadora: Paula Martins é guionista, jornalista, consultora de comunicação, mediacoach. Licenciada em Ciências da Comunicação, nos últimos anos tem dedicado o seu estudo a áreas da Psicologia da Comunicação, com a realização de cursos de Programação Neuro- linguística, Comunicação Não-Violenta, Meditação e leitura de Contos Terapêuticos. Realizou curso de MediaCoach pelo ISCTE/Cenjor com apresentação final sobre prevenção do Bullying/Ciberbullyng em escolas do primeiro ciclo. Possui Certificação de Competências Pedagógicas. Pratica ioga e meditação há 20 anos. Dança e expressão corporal há 5 anos. Fez curso de iniciação ao teatro e curso de canto jazz, durante 3 anos. Amante da escrita, do pensamento, é, sobretudo, uma crente no poder do amor que acredita ser o principal responsável pela nossa mudança e que, com ele, ajudamos a mudar o mundo. 

Contatos: paulapedro@hotmail.com/ 966915578 

Pode consultar os documentos AQUI e AQUI